O Museu da Presidência da República, em colaboração com a Câmara Municipal de Portalegre, apresenta no Convento de S. Bernardo desta cidade, a exposição “Do Palácio de Belém”.
Dar a conhecer a história, as vivências e os objectos mais emblemáticos da residência oficial do Presidente da República é o propósito desta exposição que, na sua edição de 2005 em Lisboa, assinalou o primeiro aniversário do Museu.
Com uma história que se inicia no século XVI, o Palácio de Belém foi, ao longo do tempo, objecto de várias e sucessivas apropriações. Adquirido por D. João V em 1726 foi quinta de veraneio de reis e princesas. Após a implantação da República tornou-se sede da Presidência (1911) e um dos centros da vida política nacional.
Os cerca de duzentos objectos reunidos nesta mostra testemunham a importância e a singularidade deste monumento no contexto da História, da Arte e da Arquitectura portuguesas. Destacam-se, entre outros, as peças da Baixela Germain, encomendada por D. José I depois do terramoto de 1755, as pinturas de João Vaz e de Columbano Bordalo Pinheiro, peças de porcelana oriental dos séculos XVII a XIX e os estudos a carvão e aguarela do Ciclo da Virgem que Paula Rego pintou para a Capela do palácio.